7 dicas infalíveis para seu site atrair clientes

7 dicas infalíveis para seu site atrair clientes

Já pensou quantas oportunidades sua empresa perdeu por conta de um site mal elaborado?

Acompanhe este artigo que separamos 7 dicas infalíveis para seu site atrair clientes, gerando vendas! E ser reconhecido pela sua organização e transmitir os reais valores da sua empresa ou marca.

Parcerias, clientes, prospects, lucro, tudo isso pode ser perdido em poucos minutos, enquanto usuários navegam pelo seu site.

Dessa maneira, é muito importante que seu site seja pensado e estruturado de forma que este atraía atenção, gere engajamento e consequentemente a venda do seu produto ou serviço.

Assim, continue lendo o artigo abaixo e aplique estas dicas infalíveis!

1. Planeje seu Site

Esse passo é um dos mais importantes e não deve ser ignorado de maneira nenhuma! O planejamento do seu site é essencial para que você atinja e desperte o interesse do usuário de maneira mais assertiva. Veja as principais perguntas para planejar bem o site:

  • Qual é o público-alvo da empresa?
  • O que o público procura? Quais são as dores do cliente?
  • O que e quais informações e conteúdos devo transmitir?
  • Como irei transmitir estas informações? Como será o layout (cores, formas, ícones, etc), ele está de acordo com a identidade visual da marca?
  • Onde e quando colocar as “chamadas para ação” (Call to Action)?
  • Quais são as palavras-chaves relevantes para o segmento e que devem estar no site?

Responda estas perguntas cautelosamente, sempre analisando se estas estão alinhadas com o posicionamento da sua empresa e do público-alvo (o cliente).

Assim, ficará bem mais fácil estruturar seu site de maneira que este se torne atrativo e possa mostrar claramente o que sua empresa tem a oferecer que possa atender às necessidades do seu cliente e, consequentemente, convertendo em vendas.

Como já dissemos em um dos nossos posts do Instagram, não adianta apenas o seu site ser bonitinho e não converter em vendas!

2. Defina Personas – Quem é o meu cliente ? Como ele se comporta ?

É muito importante definir o público-alvo do seu site, mas além disso, estabelecer personas é fundamental.

Mas afinal, você deve estar se perguntando: o que são personas? Qual a diferença entre público-alvo e personas? Se você ainda não esta confortável com este termo, assista o vídeo abaixo do canal Polo Criativo que te responderá de forma bem intuitiva e prática estas perguntas e te ajudará na criação das personas para o seu site.


3. Linguagem – Qual é a linguagem ideal?

Definidas as personas, agora é muito importante saber como elas se comunicam assim como, com quais linguagens elas preferem ser referidas. Iremos dar como exemplo um site de uma empresa que oferece produtos para gestantes e bebês. Imagina essa situação:

Seu site não foi planejado então não houve um cuidado para a definição de personas e muito menos do seu público-alvo.

Assim, toda a linguagem usada no seu site foi totalmente baseada na formalidade e uso de expressões técnicas, como uma “bula de remédio”, sem nenhum tipo de expressão usada por mães de primeira viagem ou cores e layouts convidativos para elas. Você acha mesmo que elas irão comprar o seu produto?

Muitas delas talvez nem chegarão ao final da página e irão se perguntar se estão no lugar certo. Sua página será fechada e elas buscarão a concorrência que utiliza uma linguagem mais adequada, amorosa e empática que “conversa” com elas, nesse momento tão especial, e que entendem suas dores e desejos como mães.

Crie empatia com seu público e personalize sua comunicação! Use menos: “Nós podemos te ajudar” e mais
Como podemos te ajudar”?

Uma boa forma de saber qual linguagem será a mais certeira para o seu público é criando anúncios, textos de blog, e posts nas redes sociais com diferentes linguagens. Assim, aquele que obtiver maior engajamento e conversão de vendas, poderá ser o modelo de linguagem a ser seguido no seu site.

4. Conteúdo – O que meu cliente procura?

Muita calma nessa hora! Não pense que só porque você já tem todas estas informações em mãos das personas e qual linguagem é a mais adequada que você já pode sair criando conteúdo dentro do seu site.

Portanto, criar conteúdo de qualidade que efetivamente atraia clientes para seu site, requer muito planejamento e análise detalhada do que o seu cliente procura.

Para isso, você pode utilizar ferramentas como o Google Trends para saber quais termos tem maior número de pesquisas na internet ou o Palavras-Chave do Google que além de mostrar os termos mais pesquisados também nos mostra quais são os tipos de conteúdos mais pesquisados.

Dessa forma, utilize estas ferramentas que ficará mais fácil para definir sobre qual conteúdo publicar e quais palavras utilizar.

5. Ofereça conteúdos criativos e exclusivos – Ebooks, Vídeos, Webinars, entre outros no seu site

Não é só de anúncios de produtos e serviços que seu site deve ofertar! Seja criativo! Procure fazer conteúdos diversos para despertar interesse e curiosidade do usuário em conhecer o que você tem a oferecer.

Sem dúvida, nem todo usuário que entra no seu site sabe naquele momento que ele tem um problema ou que ele precisa do seu produto ou da sua solução. Por isso, é tão importante criar conteúdos diversos que mostrem para ele que talvez exista um problema e que você tem a solução.

Por exemplo, você pode oferecer um ebook explicando: “Quais são os principais erros cometidos durante a venda. E como não cometê-los”.

Assim, quando a pessoa ler o seu Ebook, talvez descobrirá que comete algum dos erros apontados, e como seu conteúdo oferecerá maneiras de não cometê-los, isso ficará marcado na mente do usuário.

E mais tarde, essa mesma pessoa talvez lembre da sua empresa e do seu site pela qualidade do conteúdo que foi ofertado e passe adquirir mais conteúdos como Vídeos, Webinars e, por fim, acabe realizando a compra da sua solução|serviço ou produto.

Siga estes 3 pilares para produção de conteúdo para o seu site:

6. Estabeleça um Layout Funcional

Conforme já havíamos comentado acima, não adianta nada criar um site lindo se não conversar com o seu público-alvo, não converter em vendas e não ser responsivo que se adaptar tanto em telas do computador, quanto em telas de celulares e tablets.

É horrível entrar em um site que demora 3 minutos para carregar ou que os ícones clicáveis não funcionam e não direcionam para lugar nenhum.

Pense que quanto mais lento seu site funcionar mais rápido o usuário perderá a paciência e fechará sua página. Mais um futuro cliente perdido…

Invista na experiência do usuário e pense como o site pode ser estruturado para que contribua para que ele encontre as informações necessárias de maneira rápida e prática.

Além disso, invista em títulos chamativos que despertem a atenção do usuário, como ícones e as famosas chamadas para ação (Call to action): “Clique aqui e saiba mais”, “Baixe o Ebook aqui”, “Solicite orçamento aqui”.

Apenas não exagere, senão parecerá que sua empresa está desesperada e o seu site ficará poluído!

7. Provas de autoridade

Quer que seu usuário se sinta ainda mais seguro para adquirir sua solução? Então prove isso!

Utilize o site também para expor os cases de sucesso, pode ser tanto em formato de vídeo, assim como, um texto elaborado pelo seu cliente.

Mostre como sua solução mudou a vida dele! Outra maneira é colocando dados no seu site, exemplo: Com a nossa solução a empresa X cresceu tantos % ou demonstre em formato de gráficos e tabelas.

Por fim, você também pode colocar no site comentários do Google de pessoas que adquiriram sua solução ou que de alguma forma navegaram pelo seu conteúdo.

Dica Extra – Faça Propaganda

Sim, são 7 dicas, mas se você cumpriu as dicas e está com o seu site pronto é a hora de investir para propagar o seu site para as pessoas. E o Google Ads é a melhor solução para isso. Use as palavras-chaves que foram planejadas e impulsione no Google para mais pessoas encontrarem o seu site.

Nada adianta ter um site perfeito e não comunicar para as pessoas.

Aplique estas Dicas infalíveis para seu site atrair clientes!

Enfim, agora que você já sabe as 7 dicas infalíveis + a Dica Extra para seu site atrair clientes, foque nelas e transforme seu site em uma máquina de vendas!

Quer saber mais sobre o tema? Então continue acompanhando os artigos do blog da Efejota! E saiba ainda mais dicas de como ter sucesso nas suas vendas e no marketing digital.

Efejota Agência de Marketing
Endereço: Rua Professor Guilherme Belfort Sabino, 1448 – Jd. Marajoara – São Paulo
Telefone(11) 94121-5611
Instagram: @efejota_marketing
Facebook: Efejota – Agência de Marketing
LinkedIN: Efejota Agência de Marketing

Aproveite, assine gratuitamente nossa newsletter e receba artigos e notícias de marketing e vendas B2B em seu e-mail.

Leia também