Slogan – Saiba qual a importância para sua empresa

Slogan - Saiba qual a importância para sua empresa

Um slogan criativo pode trazer muitas oportunidades!

Ele deve traduzir em poucas palavras a “alma” da empresa, e dos seus serviços e produtos.

Neste artigo, vamos falar tudo sobre o tema de forma que você possa utilizá-lo como uma estratégia de Branding.

Boa leitura!

O que é um slogan?

A palavra Slogan tem origem etimológica do gaélico: “sluagh-ghairm” que se refere a “exercito” e “grito”. Dessa maneira, deu origem a expressão “grito de guerra”.

O nome, o logotipo e toda a comunicação visual da sua marca são apenas parte de um conjunto que engloba toda comunicação e Branding da sua empresa.

O slogan também faz parte disso, tendo como principais objetivos promover a sua empresa, criar uma imagem, gerando uma lembrança positiva desta e atrair ainda mais clientes.

Ele deve ser elaborado como uma frase curta e criativa que exprima de maneira resumida as características, o posicionamento, a missão e os diferenciais da sua empresa, produto ou serviço.

Um bom slogan fica para sempre na mente do consumidor e fideliza clientes!

Abaixo, citamos alguns slogans famosos:

Slogan e suas vantagens

O slogan pode oferecer diversas vantagens para sua empresa e gera grandes oportunidades de negócio, confira abaixo:

  • Agrega valor a sua marca e produtos.
  • Melhora o desempenho das campanhas de marketing.
  • Humaniza e fortalece a personalidade da marca.
  • Fideliza clientes.
  • Diferencia sua sua marca da concorrência.
  • Aumenta a possibilidade de parcerias e networking.
  • Gera lembrança de marca nos consumidores.

Como criar o slogan ideal

Não existe uma fórmula mágica para criar um slogan ideal!

Assim como, também não é nada simples tentar exprimir tudo que citamos acima, sobre a sua empresa, em poucas palavras.

Por isso, é necessário realizar um planejamento para levantar pontos importantes para criá-lo de maneira assertiva.

Confira abaixo quais são os pontos que devem ser criteriosamente analisados:

Público-alvo

Quem é o público que consome os serviços e produtos da sua marca? Quais são seus hábitos? Como se comportam? Qual é a faixa etária e gênero de sua maioria? Quais são as suas dores? Quais são os seus valores?

Assim, as respostas destas perguntas te darão um norte para começar a elaborar o slogan.

Contudo, não se limite apenas ao público-alvo, pois é necessário analisar suas personas que devem representar o seu cliente ideal.

Qual mensagem você quer transmitir?

Originalidade? Tradicionalidade? Qualidade? Sensações? Diversidade?

Selecione qual será o foco da mensagem. Destacar a companhia, ou os seus serviços e produtos?

Definido este passo, utilize os argumentos acima para destacá-lo.

A Bombril decidiu apostar na diversidade que é o principal diferencial do seu produto: “Tem 1001 utilidades”.

E você, qual mensagem quer transmitir?

Todavia, não se esqueça que a mensagem deve estar alinhada ao posicionamento da empresa para não haver conflito de ideias e não confundir o seu cliente.

Palavras definem a percepção do seu slogan

Qual impressão você quer transmitir com o seu slogan?

Seu slogan pode transmitir e despertar diferentes sentimentos no seu público, como a felicidade, curiosidade confiança, entre outros, dependendo das palavras que são implementadas.

Para isso, podemos utilizar diferentes tipos de técnicas para compor o slogan, como a repetição de palavras, “Bem estar bem” (Natura), o duplo significado “Bom pra burro” (Aurélio), e até o uso de rimas para dar ainda mais ritmo no slogan.

Além disso, é recomendado utilizar palavras de fácil compreensão e ser o mais curto e objetivo possível para que o slogan seja assertivo.

Destaque o seu diferencial

No slogan, você terá a oportunidade de mostrar para o mundo para o que a sua empresa veio!

Assim, destaque isso no seu slogan de maneira criativa!

De maneira direta: “A verdadeira maionese” – Hellmann´s
De maneira indireta: “Viver sem fronteiras” – Tim
“A cerveja que desce redondo” – Skol

Implemente seu slogan de sucesso!

Agora que você já sabe sobre a importância do slogan para o seu negócio, seja criativo ao elaborá-lo. Portanto, continue acompanhando o blog da Efejota para saber mais sobre branding, vendas e marketing digital.

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