Nos últimos anos, muitas empresas adaptaram seus formatos para melhorar seus processos e entregar a rapidez e precisão que o digital requer. Pensando nisso, diversas agências de propaganda passaram a adotar o formato “Hotshop”, que começou a ganhar notoriedade no Brasil a partir de 2010.
Mas você sabe o que é esse formato e todas as vantagens que pode trazer? Continue lendo e entenda tudo sobre como funciona uma agência Hotshop e quais as medidas necessárias para incluir o seu negócio nesse sistema!
O que é uma agência Hotshop?
No formato Hotshop, o foco é a criatividade. As agências Hotshop trabalham com um número significativamente menor de recursos e profissionais, porém possuem o mesmo alcance que as grandes agências.
Em resumo: são agências com uma estrutura enxuta que contam com a alta versatilidade dos colaboradores para entregar trabalhos de ponta.
Dentro das agências Hotshop, o trabalho é feito de forma expressa, sem burocracias, transformando o ambiente em uma oficina de ideias e criatividade, que rapidamente viram peças e campanhas.
São agências pequenas em tamanhos, mas grandes nas ideias e na criação de trabalhos inovadores.
Diversas vantagens acompanham esse modelo de agência, tais como:
- Agilidade na entrega;
- Profissionais envolvidos que conhecem todo o processo;
- Flexibilidade na criação;
- Custo operacional reduzido.
Porém nem tudo são flores. Transformar uma agência em Hotshop e mantê-la nesse formato é um grande desafio, principalmente para quem está começando na indústria da publicidade.
Os desafios das agências Hotshop
Por ter uma estrutura menor e pela equipe estar sempre focada na criação dos jobs e projetos, pode ser que pouca atenção seja dada para o lado financeiro da agência. Por isso é importante sempre manter um histórico do seu fluxo de caixa, tanto para monitorar os recursos quanto para analisar a sua lucratividade.
Outro ponto que pode ser um desafio para as agências Hotshop é o zelo pelo ambiente saudável e harmonioso, e muito disso parte da instrução que você dá aos seus profissionais.
É primordial que todos os colaboradores entendam muito sobre todos os seus clientes e os processos que são executados na empresa, e que eles sejam multidisciplinares e consigam fazer de tudo um pouco.
Desse modo, as agências Hotshop alcançam uma velocidade de criação incrível, sendo essa agilidade de entrega uma das grandes vantagens desse modelo. Mas organizar a equipe para atingir essa velocidade sem perder qualidade é um desafio e tanto! Veja abaixo algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar o desempenho do seu time e o ambiente de trabalho como um todo.
Incentive a colaboração entre os profissionais
Como todos os profissionais conhecem todos os processos, a colaboração entre eles é muito bem-vinda e deve ser incentivada! A não divisão concreta das tarefas é um dos trunfos das agências Hotshop, pois não só agiliza o processo como também dá mais tempo para seus colaboradores criarem livremente.
Tenha sempre uma visão clara do que está sendo produzido
Não é porque todos estão colaborando e criando livremente que não é preciso organizar as atividades. O ideal é estar sempre em contato com sua equipe para ter uma noção de quais jobs estão sendo executados e com quem está cada processo. Assim você evita que tudo vire uma bagunça enquanto mantém seu time livre.
Registre as horas gastas para cada projeto
Tente manter um registro das horas que cada membro da equipe dedicou para determinados projetos e atividades. Desse modo você identifica os pontos fracos e fortes do seu time, e pode instruí-los e treiná-los para aumentar o rendimento e a qualidade das horas trabalhadas.
As agências Hotshop vieram para revolucionar o modo como trabalhamos, pensamos e criamos, e com a ascensão do digital diversas empresas por todo Brasil já estão adotando esse formato, que preza por uma estrutura menor e uma maior agilidade no trabalho.
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