Gerar leads B2B qualificados e de forma recorrente é o desafio de qualquer negócio que vende para outras empresas. Todos sabem que a tarefa não é tão simples, mas com a ajuda de um bom planejamento de marketing digital essa missão pode contar com resultados surpreendentes.
Por mais que exista um tabu de que o marketing digital não é funcional para o B2B, o dia a dia demonstra que as metas podem ser facilmente alcançadas utilizando as estratégias e canais corretos.
Conheça agora alguns canais e como o marketing digital pode te ajudar na geração de leads B2B.
Saiba como as redes sociais podem ser um trunfo ao gerar leads B2B de topo de funil
As redes sociais têm um papel fundamental na vida de qualquer negócio, pois é através dela que o público-alvo tem maior envolvimento com a marca na internet. As redes sociais mais utilizadas dentro do Marketing Digital são: LinkedIn, Instagram, Facebook e Youtube. Porém é importante entender se o seu público interage também em outras redes como Pinterest e Twitter.
É muito comum que empresas B2B direcionem seus conteúdos para apenas uma rede social, normalmente o LinkedIn, por seu caráter mais profissional, porém os potenciais clientes também navegam em outras redes e você pode perder a oportunidade de captá-los.
A melhor estratégia para gerar leads B2B nas redes sociais é criando uma isca, que pode ser um material rico como ebook ou infográfico, ou até mesmo um texto de blog do seu site e fazer um anúncio com interesses comuns no perfil do seu cliente ideal (ICP).
Para saber mais sobre ICP leia este artigo: O que é ICP e como desenhar o perfil ideal de cliente para um negócio B2B.
Google Ads, geração de leads B2B de fundo de funil
Um dos canais mais utilizados para gerar leads B2B é o Google Ads, é a ferramenta mais indicada para captação de leads na fase final de compra ou com alto interesse pelas soluções da sua empresa.
O Google Ads trabalha com anúncios que são ativados através de palavras-chaves selecionadas para sua campanha e que são utilizadas pelo usuário em suas buscas no Google.
Independente dos seus serviços ou produtos, campanhas de Google Ads tem alto potencial de conversão e devem ser apoiadas por uma página do seu site que contenham mais detalhes e opções de conversão para o usuário como formulários, botões de WhatsApp ou outros dados de contato.
Você sabe como o marketing de conteúdo pode te ajudar a gerar leads mais qualificados?
O marketing de conteúdo funciona em várias etapas da sua estratégia de captação, conversão e nutrição de leads B2B.
E-books e infográficos podem fazer parte das suas campanhas de mídias pagas (redes sociais) para atração de leads de topo de funil. Conteúdos de blog serão aliados na nutrição de inbound marketing e até no apoio à sua área comercial durante etapas de proposta e negociação.
Descubra por que o SEO é um dos meios mais populares para geração de leads B2B.
Se você precisa gerar leads rapidamente, campanhas de Google Ads são ótimas, mas construir uma estratégia que priorize a busca orgânica no Google é fundamental para o médio e longo prazo. Suas páginas de soluções e textos de blog devem ser construídos de acordo com os critérios de ranqueamento do Google, aparecendo nas primeiras posições da busca orgânica e atraindo leads a custo zero.
Excelente né? Porém, essa é uma estratégia que necessita de tempo e de muito trabalho para funcionar. Pense que seus concorrentes adotam a mesma estratégia e a primeira página do Google tem pouco espaço para colocar tanta gente.
Apenas aqueles que colocarem o SEO como estratégia terão seu lugar ao sol. São tantas variáveis e condições, que exigem um trabalho constante para que seu site apareça em uma boa posição, porém o retorno é garantido ao gerar leads B2B através da busca orgânica do Google.
Inbound Marketing é a cereja do bolo da sua estratégia de vendas B2B
Inbound Marketing é daquelas palavras que todos já ouviram, mas nem todo mundo sabe exatamente o que é. Inbound Marketing é uma estratégia de captação de leads apoiada por uma ferramenta que cuida da qualificação e nutrição de leads durante sua jornada de compra.
O inbound é fundamental para quem pensa em gerar leads B2B, afinal nem todos os leads captados estarão no momento ideal de compra. Utilizando uma ferramenta específica como o RD Station ou Hubspot, você automatiza a nutrição constante destes leads, fazendo com eles tenham contato constante com sua marca e soluções, além de gerar oportunidades para sua área comercial através de uma integração com seu CRM.
Gerar leads B2B pode deixar de ser um obstáculo com uma boa estratégia de marketing digital, não acha? Se a sua empresa precisa alimentar seu funil de vendas B2B de forma recorrente, entre em contato com a Efejota, somos especialistas no assunto. Peça agora um diagnóstico gratuito e coloque em prática seu projeto de marketing digital B2B com a Efejota.