Saiba como montar um case de sucesso para sua empresa assertivo e vendedor!
Sabe aquele cliente que te desafiou a crescer junto com ele? Fez sua equipe pensar e repensar em novas maneiras de alcançar os objetivos e, que no final do projeto, sua equipe entregou e alcançou objetivos além do esperado, gerando lucro e reconhecimento para ambos.
São nestas situações que a sua empresa não pode perder a chance de autopromover-se, divulgando suas ações e seus cases de sucesso.
Neste artigo te ensinaremos com unir e agrupar informações de maneira assertiva para montar um case de sucesso que irá atrair ainda mais oportunidades para o seu negócio.
Anote todas as dicas e boa leitura!
O que é um case?
Um case é um relato de um acontecimento e trajetória que geraram resultados que a sua empresa conseguiu alcançar e entregar para um cliente de maneira que os resultados foram positivos e ultrapassaram as expectativas, ou que atingiram resultados expressivos.
Por exemplo: sua empresa implementou uma estratégia inovadora que aumentou de maneira expressiva o número de vendas do seu cliente e, com este resultado, o cliente ficou muito satisfeito e tem elogiado, e indicado sua empresa para todos.
É importante salientar que o processo de construção de um case deve ser realizado de maneira transparente e ética. Por isso, não invente valores, ações e metas que nunca foram alcançadas. Na pior das hipóteses, sua empresa pode ser processada por prometer e promover informações fajutas que vão totalmente em desencontro com o código de defesa do consumidor.
Os clientes e consumidores estão cada vez mais atentos e críticos sobre as ações das empresas, por isso seja transparente com os mesmos e garanta o reconhecimento da sua marca se baseando na verdade.
Benefícios de agregar cases de sucesso ao seu negócio
O principal benefício em publicar e divulgar o seu case de sucesso é trazer ainda mais visibilidade para sua marca, serviço e produto.
Contudo, um case muito bem elaborado pode trazer outros diversos benefícios:
- Demonstrar que a sua empresa sabe superar desafios e trazer inovação para seus clientes.
- Transmitir autoridade.
- Fidelizar clientes.
- Aumentar o volume de vendas.
- Gerar parcerias. Empresas podem convidar sua equipe para realizar palestras para contar os cases e falar sobre as principais estratégias adotadas e, dessa maneira, podem até agregá-las e implementá-las nestas.
Como criar e montar um case de sucesso?
Agora você já sabe o que é um case e quais são os seus principais benefícios. Segura a emoção que é hora de colocar a mão na massa!
Planeje seu case de sucesso!
Temos que ter em mente que um case de sucesso pode ser realizado de diversas maneiras, pois não existe uma fórmula pronta para realizá-lo.
Contudo, seu processo de criação deve ser muito bem planejado e deve ser levado em conta os seguintes fatores:
- Qual é o principal objetivo a ser alcançado com o case?
- O público-alvo. Quem você quer atingir com o seu case de sucesso?
- O que você quer comunicar? Em qual tom você irá comunicar?
- Quem será o personagem principal do seu case? Sua empresa para demonstrar suas principais personalidades e suas trajetórias de sucesso agregando também em toda a comunicação institucional desta? Seu cliente e o trabalho realizado pela sua empresa para este de maneira efetiva? Ou seu intuito é unir essas duas estratégias? Não se preocupe é possível.
Diversifique para atingir diversos públicos!
O último fator mencionado é muito importante já que o seu negócio não precisa ficar preso em apenas um personagem, você pode transitar utilizando mais de 1 personagem em apenas um case, ou até criar diversos cases para atingir diferentes segmentos e públicos.
Como exemplo fictício, podemos imaginar uma empresa que vende produtos de limpeza multiuso para diversos segmentos. Assim, esta pode criar um case para atingir tanto o B2B como restaurantes, por exemplo, demonstrando em seu case as dores dos proprietários que após utilizar seus produtos conseguiram diminuir as despesas em gastos com produtos de limpeza, quanto também atingir o B2C demonstrando no case o gasto mensal de donas de casa com produtos de limpeza e, após a utilização dos produtos desta empresa conseguiram diminuir em X% os gastos mensais.
Conte uma história, crie expectativas e ganhe seu público com um case de sucesso!
Contar uma história é literalmente uma aventura! Uma história interessante é aquela que prende o ouvinte, normalmente, são histórias com muitos desafios, aventuras e, claro, a vitória. As pessoas não se interessam por histórias superficiais querem ver sangue no olho e superação.
Leve em conta este ponto na hora de criar o case de sucesso da sua empresa, pois este não deve apenas destacar os pontos positivos durante a sua criação, como também demonstrar as dificuldades e o principal problema do cliente que foram superados pela sua equipe em todo o processo. Dessa maneira, gerando expectativas e despertando reações como “Uau! Como eles conseguiram?” no público.
Além disso, criar uma conecção também é essencial para seus possíveis clientes se sentirem tocados pelas soluções que sua empresa oferece.
Demonstre os resultados com comparações e dados
Utilize dados quantitativos para comprovar e demonstrar os resultados do seu case de sucesso.
Deixe em destaque esses números: utilize porcentagens como uma fonte maior, ou com uma fonte diferente para destacar esta informação ainda mais do texto.
E realize uma comparação, com os dados anteriores e posteriores a solução implementada pela sua empresa.
Utilize o funil de vendas como estratégia para aplicar no seu case de sucesso
Normalmente, o case de sucesso é utilizado por grandes empresas para atrair e influenciar na tomada de decisão dos leads que já sabem que possuem um problema e já estão em processo de decisão, comparando seus serviços e produtos com outros concorrentes.
Assim, é essencial utilizar o case de sucesso no fundo do funil de vendas para realizar essa influência. Normalmente, em um site o case fica “localizado” no final da landing page anterior o call to action ou em conjunto deste. E até em páginas exclusivas na home, dando ainda mais visibilidade para os cases.
Onde devo divulgar os cases da minha empresa? E em quais formatos?
Um case pode ser realizado em diversos formatos: em texto, vídeo, imagem, áudio, posts para as redes sociais, entre outros.
Para facilitar na hora de sua criação, é importante montar um roteiro e esboço de como será o vídeo ou imagem com texto veiculado do seu case. Você também pode se inspirar em cases de sucesso de outras empresas, anotando os pontos que mais chamaram a sua atenção e implementando este em seu case de sucesso.
Se inspire com os cases que indicamos abaixo da Nubank e da Dove:
A divulgação do seu case de sucesso pode ser realizado das seguintes maneiras:
- Nas redes sociais.
- No site da empresa. Na home, em uma página específica do site, em landing pages, em artigos de blogs, e-books, etc.
- Em Podcasts que podem ser divulgados em plataformas de streaming.
- Canal do Youtube.
- Pelo e-mail marketing.
Invista em canais e plataformas que atinjam o seu público-alvo com mais assertividade, e que tenham uma maior abrangência.
Agora que você já sabe quais são os principais pontos que devem ser analisados na hora de criar um case de sucesso, saiba como escolher o cliente que pode ser o seu candidato de case ideal abaixo:
Escolha o cliente que será o seu case de sucesso com assertividade!
Qual dos seus clientes atingiram os melhores resultados utilizando os produtos ou serviços da sua empresa?
Faça uma lista destes clientes potenciais e vá eliminando conforme os dados forem sendo analisados, mas nunca os descarte pois estes podem virar cases futuramente.
Essa etapa é decisiva, pois a escolha do cliente ideal é essencial para atrair ainda mais oportunidades de negócio.
Portanto, para analisar qual é o cliente ideal você poderá avaliar o feedback dos clientes: comece dando uma olhada em seu site e em suas redes sociais, algum dos seus clientes pode ter feito um comentário positivo, ou dado algum depoimento.
Como entrar em contato com os seus clientes para serem o case de sucesso da sua empresa?
Você poderá entrar em contato, tanto por telefone quanto por e-mail, deixando claro o motivo do contato.
Sinalize para o cliente que quando este participar do case de sucesso, ele tomará uma atitude benéfica para ambos já que trará visibilidade, oportunidades e reconhecimento para as duas empresas.
Talvez o cliente não tenha divulgado alguns dados que poderiam ser utilizados no case, assim aproveite e pergunte sobre esse ponto no corpo do e-mail.
Diversos clientes responderam o e-mail interessados em participar do case, e agora? Como escolher?
Para realizar uma segunda filtragem é necessário avaliar alguns pontos específicos para a escolha dos candidatos:
Os candidatos escolhidos devem estar cientes de que a imagem da marca será utilizada em diversos canais de comunicação e que estes devem expor dados da empresa significantes para o uso no case.
Os dados colhidos devem ser expressivos para que a comparação transmita reações de surpresa e para dar ainda mais autoridade para a sua marca.
É importante destacar que escolher clientes que utilizam seus serviços e produtos com frequência tornam o case ainda mais real, pois podem demonstrar de maneira clara entender do seu negócio para poder explicar, de maneira detalhada, como sua empresa trabalha.
E como já havíamos mencionado, é muito importante escolher candidatos que atraiam seu persona e público-alvo. Além disso, uma boa estratégia seria utilizar ex-clientes da concorrência para realizar um comparativo, contudo, não é viável expor estas empresas concorrentes citando seus nomes.
Como entrar em contato com os participantes escolhidos
Escolhido os participantes, agora é hora de mandar uma resposta via e-mail ou por telefone comunicando-os, e marcando uma reunião no formato de entrevista para alinhar tudo o que será feito durante processo de construção do case. E para realizar as perguntas que iram ser elaboradas no roteiro.
Roteiro para entrevistas
Para elaborar um roteiro de perguntas para entrevistar o cliente é essencial que cada pergunta siga uma lógica: estas devem abordar o problema, a solução e os resultados do cliente.
Citamos algumas perguntas que não podem faltar na sua entrevista do case de sucesso:
- Quais foram as principais dificuldades que você enfrentava antes de utilizar os nossos serviços ou produtos?
- Por onde e como você conheceu a empresa?
- Por que você escolheu a empresa? Qual foi o motivo principal?
- Nos conte um pouco sobre as dificuldades…Como foi passar por essa experiência e como foi superá-la em todos os processos de implementação e alinhamento com os nossos serviços e produtos?
- Quais foram os principais resultados que a sua empresa obteve utilizando nosso serviço ou produto?
- Como o seu negócio se transformou após a utilização do nosso serviço ou produto? Quais foram os resultados?
O segredo de elaborar um case de sucesso é fazer as perguntas certas para seu cliente! Por isso, passe um bom tempo elaborando estas para que não seja perdido nenhuma informação.
Selecione as melhores informações
Após a entrevista é preciso selecionar as melhores informações e ordená-las, mais uma vez, de maneira estratégica, criando um texto único com todas as informações coletadas.
Não esqueça de escrever um pequeno resumo sobre o cliente para apresentá-lo ao público, e coloque gráficos dos resultados, frases impactantes para ilustrar e dar ainda mais credibilidade ao que for falado.
Use o case da sua empresa para dar aquele xeque-mate na hora de fechar uma oportunidade!
Siga estas dicas que o seu case será um sucesso e dará aquele xeque-mate na hora de fechar uma oportunidade!
Veja mais dicas de como ter sucesso em suas oportunidades de vendas e no marketing digital lendo os artigos do blog da Efejota!
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