Você conhece os conceitos e aplicabilidades da estratégia Omnichannel? Ela pode contribuir para o crescimento da sua empresa.
Saiba tudo sobre o tema aqui!
Boa leitura!
Afinal, o que é Omnichannel?
O Omnichannel é uma estratégia 360º que engloba e integra diferentes canais de distribuição, marketing e vendas para atender de maneira ágil, criativa e conveniente consumidores cada vez mais exigentes e antenados as novas tendências que procuram além de produtos desfrutar da experiência da marca ao consumi-los.
Esta estratégia tem como objetivo final facilitar a jornada no funil de vendas e tornar a experiência do consumidor ainda mais agradável o que, consequentemente, aumentará o volume de vendas.
Múltiplos Canais
Segundo um estudo realizado pela Harvard Business Review, 73% dos consumidores utilizam múltiplos canais em sua jornada de compra.
Assim, quando uma empresa utiliza a estratégia de Omnichannel ela diversifica seus canais, ou seja, o consumidor pode encontrá-la em lojas físicas, aplicativos, redes sociais, campanhas ads, no chatbot, e-commerce, por onde ele estiver.
Lembre-se! A comunicação deve ser objetiva e personalizada, sempre se adaptando conforme o canal em que esta for veiculada e adequando-se ao público-alvo e persona do qual ela se destina.
Contudo, alinhe a comunicação em todos os canais de maneira que respeite o posicionamento da sua empresa.
Multiplique para conquistar!
Vantagens em utilizar e estratégia Omnichannel no seu negócio
O Omnichannel oferece diversos benefícios para as empresas, além da conveniência:
- Aumenta o ticket médio do cliente
- Melhora a agilidade e qualidade do atendimento
- Aumenta o volume de vendas
- Fideliza clientes
- Com os dados integrados é possível realizar ações personalizadas para cada tipo de cliente.
Multicanal x Omnichannel – Qual a diferença?
Sim, existe uma grande diferença entre estes dois termos! Você já deve ter ouvido falar no termo Multicanal e deve estar confuso agora, qual é a diferença entre os dois?
Estratégia Multicanal
A estratégia multicanal também fornece para os seus clientes diversos tipos de canais, contudo estes não são integrados.
Por exemplo, o consumidor realiza uma compra pelo aplicativo da loja deixando todos os seus dados, porém na loja física os vendedores não tem acesso a estes dados para realizar uma ação promocional para a próxima compra deste cliente, como um brinde ou cupom.
Estratégia Omnichannel
Na estratégia Omnichannel tudo está integrado, todas as informações da empresa e do cliente como o histórico de compras, estoque, dados cadastrais, seguem um fluxo e estão integradas de maneira inteligente em todos os canais.
Você pode visitar o aplicativo da loja e solicitar que deseja buscar seu produto na loja física e vice-versa, e também pode visualizar no aplicativo e ver se a loja possui no estoque um produto específico na loja física.
Agora que você já sabe a diferença dos termos, mostraremos como algumas empresas estão aplicando o Ominichanel na prática. Acompanhe abaixo!
Empresas que utilizam o Omnichannel para se destacar no mercado
Nike
Uns anos atrás a Nike implementou o programa NikePlus possibilitando a integração inovadora do tênis da marca com os seus usuários. O programa utiliza o iPod para contabilizar e informar a contagem de passos, calorias queimadas e a distância percorrida pelo usuário, Todas as informações são sincronizadas no site e podem ser acessadas fazendo login na página.
Além disso, a marca possibilita que o público personalize seus próprios produtos por meio do site. E oferece outros aplicativos como o Nike + Run Club, o Nike + Training Club e o Nike + SNKRS que estão também alinhados a estratégia do Omnichannel.
Você já acessou alguns desses aplicativos? É impressionante, não?
Disney World
A Disney utiliza o Omnichannel em todos os seus pontos de contato com o cliente.
No livro “O jeito Disney de encantar o seus clientes ” – ALERTA SPOILER! – Em um dos capítulos demonstra que até as lixeiras do parque estão estrategicamente integradas para que estejam posicionadas em pontos onde os visitantes possam descartar o lixo de maneira adequada.
E também relata um case de como seus colaboradores ajudaram um casal de visitantes a encontrar o carro no estacionamento apenas utilizando as informações de entrada de ambos no parque.
Assim, a Disney vem apostando em cheio em uma integração de todos os canais off-line e online de maneira inovadora. No seu aplicativo, por exemplo, é possível realizar reservas de restaurantes e checar o tempo das filas.
Taco Bell
O Taco Bell utiliza a estratégia de Omnichannel para garantir uma entrega de refeições fresquinhas, quentinhas e na hora exata para o seus clientes.
A rede utiliza o Geomarketing uma técnica aliada ao Omnichannel que utiliza a localização do público consumidor para elaborar estratégias para atingi-lo com mais assertividade.
Na prática o cliente realiza o pedido pelo aplicativo e a cozinha é informada imediatamente sobre a sua localização para que a equipe possa deixar o pedido no balcão na hora exata em que ele pisar na loja.
Leroy Merlim
A empresa tem investido pesado em estratégias Omnichannel em suas lojas físicas.
Hoje é possível que os vendedores registrem os pedidos nos smartphones que automaticamente oferecem informações sobre o modo de uso do produto, dicas de instalação, fotos, vídeos, entre outras informações.
Dessa maneira, o recurso tem facilitado no dia a dia do vendedor para esclarecer todas as dúvidas dos clientes, otimizando e reduzindo o tempo de atendimento e de espera. Além disso, o vendedor consegue atender mais de um cliente de uma vez.
O Leroy também disponibiliza a funcionalidade Clique e Retire em seu site, onde o cliente pode verificar o estoque e solicitar a retirada do produto na loja ou optar pela compra online e a entrega em casa.
A Estratégia Omnichannel transformou a “vida” de grandes marcas!
Quer saber como se planejar para aplicar esta estratégia? Então aguarde o nosso próximo artigo! Continue acompanhando o blog da Efejota para ficar sempre atualizado!
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