Um slogan criativo pode trazer muitas oportunidades!
Ele deve traduzir em poucas palavras a “alma” da empresa, e dos seus serviços e produtos.
Neste artigo, vamos falar tudo sobre o tema de forma que você possa utilizá-lo como uma estratégia de Branding.
Boa leitura!
O que é um slogan?
A palavra Slogan tem origem etimológica do gaélico: “sluagh-ghairm” que se refere a “exercito” e “grito”. Dessa maneira, deu origem a expressão “grito de guerra”.
O nome, o logotipo e toda a comunicação visual da sua marca são apenas parte de um conjunto que engloba toda comunicação e Branding da sua empresa.
O slogan também faz parte disso, tendo como principais objetivos promover a sua empresa, criar uma imagem, gerando uma lembrança positiva desta e atrair ainda mais clientes.
Ele deve ser elaborado como uma frase curta e criativa que exprima de maneira resumida as características, o posicionamento, a missão e os diferenciais da sua empresa, produto ou serviço.
Um bom slogan fica para sempre na mente do consumidor e fideliza clientes!
Abaixo, citamos alguns slogans famosos:
- Todo mundo usa – Havaianas
- Just do It ! – Nike
- Amo muito tudo isso – Mc Donalds
- Se é Bayer, é bom – Bayer
- Tomou Doril, a dor sumiu – Doril
- Tem 1001 utilidades – Bombril
- A verdadeira maionese – Hellmann´s
Slogan e suas vantagens
O slogan pode oferecer diversas vantagens para sua empresa e gera grandes oportunidades de negócio, confira abaixo:
- Agrega valor a sua marca e produtos.
- Melhora o desempenho das campanhas de marketing.
- Humaniza e fortalece a personalidade da marca.
- Fideliza clientes.
- Diferencia sua sua marca da concorrência.
- Aumenta a possibilidade de parcerias e networking.
- Gera lembrança de marca nos consumidores.
Como criar o slogan ideal
Não existe uma fórmula mágica para criar um slogan ideal!
Assim como, também não é nada simples tentar exprimir tudo que citamos acima, sobre a sua empresa, em poucas palavras.
Por isso, é necessário realizar um planejamento para levantar pontos importantes para criá-lo de maneira assertiva.
Confira abaixo quais são os pontos que devem ser criteriosamente analisados:
Público-alvo
Quem é o público que consome os serviços e produtos da sua marca? Quais são seus hábitos? Como se comportam? Qual é a faixa etária e gênero de sua maioria? Quais são as suas dores? Quais são os seus valores?
Assim, as respostas destas perguntas te darão um norte para começar a elaborar o slogan.
Contudo, não se limite apenas ao público-alvo, pois é necessário analisar suas personas que devem representar o seu cliente ideal.
Qual mensagem você quer transmitir?
Originalidade? Tradicionalidade? Qualidade? Sensações? Diversidade?
Selecione qual será o foco da mensagem. Destacar a companhia, ou os seus serviços e produtos?
Definido este passo, utilize os argumentos acima para destacá-lo.
A Bombril decidiu apostar na diversidade que é o principal diferencial do seu produto: “Tem 1001 utilidades”.
E você, qual mensagem quer transmitir?
Todavia, não se esqueça que a mensagem deve estar alinhada ao posicionamento da empresa para não haver conflito de ideias e não confundir o seu cliente.
Palavras definem a percepção do seu slogan
Qual impressão você quer transmitir com o seu slogan?
Seu slogan pode transmitir e despertar diferentes sentimentos no seu público, como a felicidade, curiosidade confiança, entre outros, dependendo das palavras que são implementadas.
Para isso, podemos utilizar diferentes tipos de técnicas para compor o slogan, como a repetição de palavras, “Bem estar bem” (Natura), o duplo significado “Bom pra burro” (Aurélio), e até o uso de rimas para dar ainda mais ritmo no slogan.
Além disso, é recomendado utilizar palavras de fácil compreensão e ser o mais curto e objetivo possível para que o slogan seja assertivo.
Destaque o seu diferencial
No slogan, você terá a oportunidade de mostrar para o mundo para o que a sua empresa veio!
Assim, destaque isso no seu slogan de maneira criativa!
De maneira direta: “A verdadeira maionese” – Hellmann´s
De maneira indireta: “Viver sem fronteiras” – Tim
“A cerveja que desce redondo” – Skol
Implemente seu slogan de sucesso!
Agora que você já sabe sobre a importância do slogan para o seu negócio, seja criativo ao elaborá-lo. Portanto, continue acompanhando o blog da Efejota para saber mais sobre branding, vendas e marketing digital.
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