Inbound Marketing para B2B: mais leads e muito mais vendas

Inbound Marketing para B2B

A estratégia de Inbound Marketing para B2B pode ser decisiva para o crescimento da empresa, atraindo mais leads e, consequentemente, aumentando as suas vendas.

Dentre todas as ferramentas e estratégias que podemos lançar mão para melhorar a performance de vendas, o Inbound Marketing é sem dúvida e estratégia mais usada no mercado por sua eficiência e precisão na qualidade do lead.

Inbound Marketing para B2B é para qualquer empresa?

Não temos dúvidas ao afirmar que Inbound Marketing pode ser usado para qualquer empresa e que venda qualquer tipo de produto ou serviço, se o produto ou serviço oferecido é uma solução para um problema, o Inbound Marketing é decisivo.

O objetivo principal dessa estratégia é atrair leads e convertê-los em clientes, sempre baseado em conteúdo, não existe Inbound sem conteúdo.

E essa é a grande diferença entre o Outbound e o Inbound, usamos um conjunto de ferramentas para atrair o lead através de um conteúdo que ele esteja procurando para “vender” os nossos produtos ou serviços.

Se você está lendo este conteúdo é porque se interessa pelo tema e quer entender como o Inbound Marketing para B2B pode ajudar a sua empresa a captar mais leads e melhorar a conversão dos leads em clientes, é exatamente uma estratégia de Inbound Marketing para B2B que estamos usando aqui.

Como o Inbound Marketing pode ajudar a área comercial?

Para explicar, vamos relembrar os três grandes objetivos dessa estratégia:

1. Gerar mais Leads

Para isso, desenvolvemos um planejamento para entender o público-alvo da sua empresa e levantamos todos os possíveis problemas enfrentados, assim é possível diagnosticar quais soluções a sua empresa pode resolver e entregar para ser a “isca” para atrair mais leads.

2. Aumentar o número de Oportunidades Comerciais

Com os leads captados é possível fazer a qualificação deles, separando-os que estão dentro do Perfil de Cliente Ideal, o famoso ICP, que foi definido no planejamento de marketing, daqueles que não estão qualificados.

Com isso é possível atribuir um grupo de leads que chamamos de oportunidade, ou seja, leads que entrarão no funil de vendas para que a equipe comercial possa dar andamento na tratativa e negociação.

3. Concretizar mais vendas

Para os leads qualificados como oportunidades, mas não foi realizada a venda pela equipe comercial, é possível entender quais foram os motivos da objeção e traçar uma linha de comunicação para manter a conversa através de e-mails, o que chamamos de fluxo de e-mails para nutrição, que é manter e nutrir a marca da empresa viva para eles ou até contornar algumas das objeções para preparar esse lead para a venda a médio e longo prazo.

Quais as etapas de um Inbound Marketing?

Consideramos no processo 5 etapas essenciais para traçar uma estratégia eficiente de Inbound Marketing para B2B, são elas:

– Atração – definir e desenvolver o conteúdo certo para conquistar a atenção do lead ideal para a sua empresa

– Converter – criar um material interessante que resolva o problema dele para que ele faça a conversão e se transforme em um lead (fornecendo os dados para contato: nome, email ou telefone, se for importante uma prospecção ativa)

– Relacionar – entender a jornada de compra do lead e trabalhar outros conteúdos relevantes e manter esse relacionamento ativo até ele virar cliente.

– Vender – dentro da estratégia de marketing, a partir do momento que o lead fez a conversão através de um conteúdo, podemos criar outros materiais para fazer a venda, além da equipe comercial, materiais específicos para o que chamamos de “levantada de mão” e encaminhar direto para a venda (seja através do digital, um comércio eletrônico ou para a equipe de vendas), mesmo sendo um serviço ou produto B2B.

– Analisar – durante todo o processo é essencial analisar cada etapa anterior para fazer ajustes, as otimizações, necessários para que todo o material desenvolvido faça sentido e traga resultados.

Como colocar em prática?

Não temos dúvidas que a sua empresa pode melhorar os resultados de vendas, aumentar a captação de leads e manter o crescimento sustentável.

Se você ainda tiver dúvidas como podemos ajudar a sua empresa, entre em contato com nossa equipe clicando aqui! A Efejota é uma agência de Marketing de Resultados B2B e Certificados pela maior plataforma de Inbound Marketing do Mercado, a RD Station.

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